Prefeitura trata de parceria para digitalização de acervos genealógicos que estão sob guarda do município
01/04/2024 00:08 em Rio Grande

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo e primeira-dama do Município, Luciane Compiani, o secretário de Cultura de Rio Grande, Luís Henrique Drevnovickz e a diretora da Fototeca Municipal, Gianne Zanella, estiveram reunidos na manhã da quarta-feira (27) com o coordenador de operações de campo da organização FamilySearch, Elias Marçal. A vinda do representante à Prefeitura foi motivada pela proposta da instituição de digitalizar os acervos genealógicos que estão sob a guarda da Prefeitura, começando pelo Cemitério Público Municipal.

 

O FamilySearch é uma organização de alcance internacional que mantém uma coleção de registros, recursos e serviços gratuitos destinados a ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a história de sua própria família. A organização - cuja mantenedora é a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - coleta, preserva e disponibiliza registros genealógicos de mais de 100 países.

 

A proposta inicial é a da digitalização dos documentos do Cemitério Municipal. Entretanto, em conversa com a primeira-dama do Município, a instituição soube que existem diversos outros acervos genealógicos em Rio Grande que poderiam ser de interesse da comunidade genealógica rio-grandina e de todo o mundo. Entre eles os acervos como os registros de entradas de imigrantes no Porto e os três livros de imigrantes que estão na Bibliotheca Pública Municipal, que podem vir a ser digitalizados.

 

As parcerias da instituição com os municípios são inteiramente sem custos. Com a consolidação do convênio, a Prefeitura receberá uma cópia digital de tudo o que for digitalizado e terá o pleno direito de uso dessas imagens. O FamilySearch também fará um backup das imagens, garantindo acesso futuro a elas se necessário. Na metade Sul do Estado, a Prefeitura de São José firmou no final do ano passado termo de cooperação com a organização para a digitalização de documentos do seu Arquivo Público Municipal.

 

“A partir deste convênio com o FamilySearch, que prevê a digitalização de forma gratuita dos registros no âmbito do município, de forma totalmente gratuita, estaremos preservando nossa história e patrimônio e principalmente facilitando o acesso das pessoas a esses documentos”, destacou o chefe do Executivo Municipal, Fábio Branco, ao relatar os benefícios que a parceria proporcionará aos rio-grandinos e ao patrimônio público da cidade.

 

 

Segundo o representante da instituição, o FamilySearch possui a maior biblioteca genealógica do mundo, com um acervo digital disponível gratuitamente para que as pessoas possam pesquisar sua genealogia, construir suas árvores genealógicas e conhecer a história de suas famílias. Todos os serviços prestados pela organização em seu site ( https://www.familysearch.org/pt/) são gratuitos, bastando que as pessoas criem uma conta para ter acesso aos registros.

COMENTÁRIOS