Nos dias 27 e 28 de março, a Câmara do Comércio do Rio Grande foi palco do II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, um evento de grande importância que reuniu especialistas, autoridades e líderes do setor para discutir o futuro da economia azul na região Sul do Brasil. O evento propôs uma jornada de discussão estratégica sobre as oportunidades e desafios que moldam esse segmento econômico.
Neste segundo dia de evento, um dos painéis de discussão foi dedicado ao tema "Oportunidades para o Setor Portuário no Processo de Descarbonização". Sob a mediação de Arthur Rocha Baptista, esse painel conta com a participação de Edisiene Correia, Gerente de Desenvolvimento de Eólicos Offshore da Shizen do Brasil, Henrique Ilha, Diretor de Meio Ambiente da Portos RS e Luciano Cesar Lucas, Gerente de Compras da Mingyang Energy .
O debate foi rico em insights sobre como o setor portuário pode se adaptar e contribuir para a descarbonização, um desafio global cada vez mais cedo. Os painéis compartilharam suas experiências e visões sobre as medidas que permitirão para reduzir as emissões de carbono associadas às operações portuárias.
Um ponto de destaque durante o painel foi a menção feita pelo Diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, sobre o pacto firmado pela empresa, evidenciando o compromisso da instituição com a descarbonização e o desenvolvimento sustentável.
“A Portos RS incorporou em seu planejamento estratégico as metas qualitativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornando-se parte integrante da agenda ambiental institucional”, disse o diretor da Portos RS.
Segundo ele, a instituição está empenhada em gerenciar seus recursos e projetos portuários de forma responsável do ponto de vista ambiental, aplicando práticas certificadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
“Algumas das iniciativas propostas incluem a implementação de sistemas de monitoramento de emissões de dióxido de carbono, a oferta de energia limpa para navios que atracam nos portos do RS e a busca por alternativas de energia renovável, como a instalação de usinas de energia de ondas” , explica Henrique Ilha.
Vale ressaltar que a Portos RS participa ativamente do Programa Brasileiro GHG Protocol, reduzindo emissões e mitigando impactos ambientais. Colabora com transportadores marítimos-portuários para implementar políticas homologadas aos ODS e à Agenda 2030 da ONU. Sua integração ao Pacto Global da ONU - Rede Brasil em 2024 reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O painel sobre descarbonização do setor portuário destacou a importância de iniciativas e estratégias inovadoras como essa para enfrentar os desafios ambientais e econômicos do século XXI, garantindo um futuro mais sustentável para as gerações futuras.
Fonte Portos RS