Uma das etapas mais importantes da vida acadêmica de qualquer estudante é a defesa do trabalho de conclusão de curso – TCC, que marca o fechamento do aprendizado do aluno durante a sua formação. E, para o aluno Pedro Yuri Magalhaes, natural de Posse-Goiás, essa conquista foi ainda mais grandiosa. Pedro foi o primeiro aluno surdo a defender o TCC no campus FURG-SAP e está apto para colar grau em Ciências Exatas-Licenciatura, com ênfase em Química, na cerimônia marcada para abril deste ano.
A apresentação do trabalho ocorreu no dia 20 de dezembro, no prédio de salas de aula da Unidade Bom Princípio, tendo como tema foi Pesquisa em Sala de Aula: uma possibilidade no Ensino de Ciências para estudantes surdos do Ensino Fundamental, tendo a orientação da professora Fernanda Trombetta e co-orientação da professora Fernanda Pereira Guimarães. A banca avaliadora foi formada pelos professores Charles Guidotti e Marcelo de Godói, Godoi, além da orientadora e co-orientadora, e da técnica responsável pela tradução e interpretação em libras, Amanda Alfaia. Estiveram presentes também, professores do cursos de Ciências Exatas, técnicos do campus FURG-SAP, além de professores surdos da Escola bilíngue Prudente de Morais, da cidade de Osório.
Para Pedro, sua defesa de TCC foi excelente, “um importante desafio para minha evolução, com a finalização da minha graduação. Agora me torno um professor surdo de Química na educação básica e, quem sabe, no futuro continuo o desafio em um nível mais avançado de estudo”, salienta.
A defesa do trabalho de conclusão de curso deste aluno representa uma conquista também para a universidade e para o campus, pois mostra o esforço e a dedicação dos discentes com deficiência, dos docentes, da gestão superior e dos técnicos comprometidos em garantir a inclusão de estudantes com deficiência durante toda a sua trajetória acadêmica, assegurando educação de qualidade a todos.
Fonte: Furg