Com o objetivo de criação de uma cultura de cuidado com a saúde mental, a Coordenadoria de Pessoas (CPES) da Portos RS realizou nesta semana palestras que integraram a programação do chamado Janeiro Branco. O primeiro mês do ano é focado a discussões e ações voltadas para os cuidados psicológicos e emocionais.
Nos encontros, realizados no auditório da unidade administrativa, em Rio Grande, as psicólogas e a assistente social abordaram com os colaboradores o significado da campanha, comportamentos que podem ser identificados na própria pessoa e nos colegas de trabalho, além de um momento de meditação guiada.
As atividades do Janeiro Branco inauguram a agenda de 2024 da CPES que buscará fazer com que a realização de rodas de conversas e palestras torne-se uma prática continua na Empresa Pública, ainda este ano. A Portos RS entende que a promoção do bem-estar psicológico contribui para a construção de uma sociedade mais consciente, empática e mentalmente saudável.
"Tratar sobre essa temática internamente na Portos RS é muito significativo, pois com isso conseguimos sensibilizar os colaboradores acerca da importância do cuidado com a saúde mental. Dentro dos mais variados benefícios trazidos por essa iniciativa está a promoção de reflexões sobre o tema, o desenvolvimento da empatia e melhoria do trabalho em grupo e, acima de tudo, a quebra de preconceitos e estímulo da procura por ajuda psicológica", disse o gerente de ouvidoria da Portos RS, Mauricio Karini.
Fonte: Portos RS