A segunda fase das obras de pavimentação das vias internas do Porto do Rio Grande já ultrapassou os 60% de conclusão. O investimento, planejado pela Diretoria de Infraestrutura da Portos RS e executado pela empresa Compacta Sul, vencedora da licitação, vem mudando o cenário da área operacional do principal porto marítimo gaúcho.
Nesta etapa foram realizadas ações como preparação da área para eficácia da continuação, reforço de leito e de subleito, além da pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material conhecido popularmente como asfalto. A previsão do projeto é que seja beneficiado com a obra uma área total de 39.471 metros quadrados.
O asfaltamento é caracterizado como a parte final de todo o processo e até o momento, foram aplicadas 1.566 toneladas do produto, o que resulta em uma média de 104 toneladas por dia. Em outras palavras, significa dizer que a obra já cobriu uma área de 10.500 metros quadrados, o equivalente ao tamanho de um campo de futebol.
A atividade é considerada uma importante intervenção estrutural que permitirá a melhoria da mobilidade no cais público comercial. Para a execução dos serviços, a Portos RS realizará um investimento de quase R$ 10 milhões, recurso que soma os demais já aplicados pela Autoridade Portuária para a qualificação e modernização da infraestrutura portuária.
Depois de imediato, o espaço será utilizado para o armazenamento dos equipamentos usados pelos operadores portuários nos carregamentos e descarregamentos de navios, os quais estão atualmente posicionados nas proximidades dos cais ou entre os armazéns. A medida também oferecerá uma área mais adequada para a realização de manutenção dessas ferramentas.
Fonte: Porto RS