Offline
OBRAS DO PROJETO PORTO HISTÓRICO AVANÇAM DE ACORDO COM O CRONOGAMA
Rio Grande
Publicado em 13/04/2023

Obras do Projeto do Porto Histórico avançam de acordo com o cronograma 

 

As obras na Rua Riachuelo, que darão cara nova a região do Porto Histórico do Rio Grande, seguem avançando em bom ritmo. De acordo com o titular do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Gilberto  Arabidian, a descoberta de um cais, em frente ao Museu da Cidade do Rio Grande, teve um pequeno impacto no andamento, mas as atividades tiveram sequência de forma paralela.

 

“De modo geral, está indo bem, a obra está evoluindo. Esperamos manter o cronograma original e entregar à comunidade no prazo”, afirma.  A expectativa é de que a revitalização, iniciada em 6 de fevereiro, seja concluída em 12 meses, ou seja, até janeiro de 2024. 

 

De acordo com Arabidian, tanto o primeiro trecho, entre as ruas Andradas e Ewbank, e o segundo, entre Ewbank e Benjamin Constant, já estão com a drenagem concluída. Esse segundo trecho, inclusive, receberá o início da repavimentação nos próximos dias. Assim, as ações de drenagem avançam um pouco mais, chegando à quadra entre Benjamin Constant e Travessa Afonso.

 

A respeito do primeiro trecho, onde foi encontrado o cais, ainda não há uma solução que permita a continuidade da obra e o início da pavimentação. 

 

Sobre o projeto

 

A obra de revitalização do Porto Histórico fará da rua Riachuelo e dos pavilhões localizados ali, um novo ponto turístico da cidade. O local, que hoje é pouco utilizado, será transformado em uma área de lazer completa para receber a população.

 

Após reformados, os pavilhões poderão ser utilizados para a instalação de estabelecimentos comerciais que, ao lado dos museus históricos, farão do local um ponto de encontro para os rio-grandinos. O projeto prevê também a construção de uma ciclovia e instalação de bancos, bem como um amplo trabalho de paisagismo que fará do local um cartão postal da cidade.

 

A proposta de revitalização do Porto Histórico foi contemplada no programa “Avançar no Turismo”, do Governo do Estado. Para a execução da obra, o Governo Estadual realiza um aporte de R$ 2,5 milhões e a Prefeitura fica responsável por uma contrapartida no valor de R$ 450 mil.

Comentários