Offline
PROJETO POLINIZANDO O PAMPA: MONITORAMENTO REVELA BOA SAÚDE DAS ABELHAS SEM FERRÃO
Rio Grande
Publicado em 23/02/2023

Os produtores que receberam as caixas no mês passado estão sendo visitados pela equipe do projeto que realiza o monitoramento das colmeias. As biólogas analisam a saúde das abelhas e adaptação da espécie aos locais onde foram entregues. Além disso, orientam sobre o manejo sustentável da Jataí. 

 

No local são realizadas observações em uma planilha de monitoramento das colmeias, onde são anotadas informações como número de potes de mel, potes de pólen, presença de inimigos naturais, entre outros. Nessa etapa, os produtores rurais passam a exercer a Meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão. 

 

Segundo a bióloga e doutora em Zoologia e coordenadora do Projeto Polinizando o Pampa, Rosana Halinski, “está sendo uma satisfação muito grande realizar essa etapa. Estamos trocando experiências, onde cada um mostra a sua região, o que planta, quais os animais que criam na propriedade, as dificuldades de cada um. Por exemplo, algumas regiões têm muitas formigas, e já implantamos várias estratégias, como utilização de graxa, de lã, e construções diferenciadas para impedir a subida das formigas na colmeia. Cada região tem diferentes desafios e isto demonstra a importância do monitoramento”, disse ela. 

 

Halinski também anunciou que o monitoramento será realizado mensalmente e salientando: “Entendemos que essa troca não pode ser só teórica. Já tivemos uma capacitação, onde mostramos fotos sobre os hábitos das abelhas. A parte prática é muito importante. Temos seguidamente mudanças de temperatura que ocorrem durante as estações e precisamos ver na prática como a colmeia se comporta durante essas mudanças. Será essencial para os novos meliponicultores aprenderem as mudanças na colmeia em cada uma das estações do ano”, afirmou.

Fonte: www.papareianews.com

Fotos: Divulgação/Polinizando o Pampa

Comentários