“A Ressaca de Carnaval”, evento inédito no centro histórico da cidade do Rio Grande, reuniu milhares de foliões na tarde desta terça-feira (21). A festividade, organizada pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), marcou o encerramento do Carnaval do Balneário Cassino, que não acontecia há quase três anos em função da pandemia da covid-19.
O evento, que consistiu em um circuito com a participação das escolas de samba da cidade, foi uma iniciativa de retomar o tradicional Carnaval do centro, festividade centenária que não acontece há seis anos.
De acordo com o secretário de Município da Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, o “Ressaca de Carnaval” é um evento que busca, sobretudo, o resgate do espírito do carnaval na cidade, remetendo ao carnaval popular da Marechal Deodoro e da Cristóvão Colombo. “O evento abriu o Centro Histórico para as famílias e para as escolas de samba. Foi uma preparação para o sambódromo de Carnaval que vai ser realizado no centro da cidade em 2024”, conta.
Os pontos de cortejo que fizeram parte do circuito das escolas foram o Coreto da Praça Tamandaré, o Largo Dr. Pio e o Chafariz da Praça Xavier Ferreira. Cada local recebeu uma escola de samba, entre elas: Escola Esportiva Acadêmicos da P1, Associação Atlética Recreativa Cultural, Escola de Samba Unidos da Zona Oeste e Sociedade Carnavalesca e Cultural Unidos da Rheingantz.
Fonte: https://www.jornaltradicao.com.br/
Imagem: Prefeitura Municipal do Rio Grande